Telas anti-inseto X outras formas de prevenção
- Cláudio Barbosa Junqueira
- 19 de jan. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de mar. de 2023

Vivemos num país tropical, onde infelizmente, existem grande incidência de insetos que transmitem doenças graves. O outrora mosquito da dengue, se aprimorou na capacidade de transmitir doenças e hoje em dia nem é chamado mais de "mosquito da dengue". Ele agora, é também o mosquito da dengue, da chikungunya, zika e pode ser (tomara que não) da temida febre amarela.
O poder público tenta, ano após ano, com suas campanhas publicitárias, embutir na cabeça das pessoas sobre a necessidade de prevenção, que todos nós já sabemos quase que de cor, e que são sem dúvida nenhuma, vitais para se combater o mosquito e que TODOS devemos seguir. Resumindo, não deixe água parada, cuidado com garrafas, pratos de plantas, pneus, calhas e qualquer pequeno cubículo onde, por ventura, possa acumular água e o bicho fazer seu criadouro. Muitos fazem o que dizem as cartilhas e tomam cuidado nos seus lotes e quintais, mas infelizmente, outros não e os justos acabam pagando pelos pecadores.
Além das importantes medidas de prevenção amplamente propagadas, existem medidas complementares que associadas às essas outras práticas podem garantir uma proteção extra e evitar assim o contágio de doenças. Dentre as medidas complementares, as mais divulgadas e incentivadas pelo próprio poder público, infectologistas e autoridades sanitárias, temos o uso do repelente, cobrir partes expostas do corpo com roupas e o uso de telas anti-inseto.
O uso da tela anti-inseto não é tão amplamente divulgado pela mídia de massa e até nas campanhas oficiais, mas deveria!! Certamente, o infinitamente maior poder financeiro dos grandes laboratórios frente aos fabricantes de telas anti-inseto em geral, conta muito nesta maior exposição e até na evidência que esse produto alcança junto ao próprio poder público, mídia de massa e formadores de opinião.
Então, qual produto utilizar? Ambos!! Toda e qualquer medida para se evitar o contato com esse mosquito pode ser a diferença entre ouvir as notícias de propagação de doenças na mídia, e, efetivamente, se contrair uma delas. Obviamente o uso da tela anti-inseto está restrito ao interior da sua residência, então para fora dela, o uso do repelente ou usar roupas fechadas é o que pode sim, afastar o temido inseto. Mas, tem como comparar os benefícios e conforto que uma tela anti-inseto com o uso de repelentes dentro da sua residência?

Com telas anti-inseto de boa qualidade e instaladas de forma que se garanta total vedação dos vãos, o aedes aegpyti ou inseto algum, simplesmente não entram na sua casa! O tempo de proteção de um repelente é variável conforme o produto e fabricante, mas de tempos em tempos ele deve ser renovado. Imagina então, dentro de casa, você ter que ficar passando o produto a cada X horas!? Pior, imagina esse procedimento com seus filhos menores e idosos?? Usar roupas fechadas para evitar expor partes do corpo até seria viável, se no Brasil tivesse um clima mais ameno, até um friozinho, mas com esse calor que faz aqui quase o ano todo!! E dentro de casa!!
Não perca tempo, entre em contato conosco, Megatela Mosquiera, e desfrute do conforto e segurança que você merece na sua casa.